quinta-feira, 19 de setembro de 2013

Centenário de Pedro Pomar

Pedro Pomar! Presente!


Em meio aos últimos acontecimentos em que o povo vem tomando as ruas seguidas vezes, desafiando as forças repressivas desse velho Estado, celebramos no dia 23 de setembro o centenário (1913/2013) desse grande revolucionário brasileiro, que ousou lutar pela emancipação do seu povo. Por isso pagou com sua própria vida, covardemente ceifada pelos cães que defendiam e seguem defendendo a burguesia o latifundiário e o imperialismo.
Pedro Pomar, desde iniciou a sua militância revolucionária em 1932 e desde o início mostrou-se capacitado para estar a frente da organização do povo brasileiro. Foi combatente feroz do revisionismo e por isso encabeçou a cisão no PCB e ajudou constituir o partido, que passara a se denominar PCdoB e desde a traição de Nikita Kruschev no XX congresso, passou a ser um defensor ardoroso e consciente do pensamento Mao Tsetung, como era conhecido na época. Com isso o PCdoB teorizou a revolução em nosso país optando pela Guerra Popular e foram para a região do Araguaia, que pôs em "xeque" toda essa velha ordem. Mas foram aniquilados por erros táticos, que até hoje não foram esclarecidos, já que a maior parte dos que estavam a frente morreram em combate. Pedro Pomar e Ângelo Arroyo, que estavam prestes a fazerem uma analise científica do que ocorreu no Araguaia, foram emboscados e executados, sem chance de defesa em 16 de dezembro de 1976, na conhecida Chacina da Lapa ( localizado na Rua Pio XI, nº 767, no bairro da Lapa em São Paulo). João Batista Franco Durão, foi preso ao sair da casa no dia anterior, barbaramente torturado no DOI/CODI até a morte, Elza Monenerat, Haroldo Lima, Aldo Arantes, Joaquim de Lima, e Maria Trindade presos e torturados.. Devido a essa imensa perda e do aniquilamento da linha revolucionária, o PCdoB passou a seguir um caminho conciliador e foi-se moldando até chegar no que é hoje: Capacho do PT e da reação, tendo a sua frente pessoas degeneradas, que nem piscam para vender os direitos do povo e se afastando de vez dos ideais revolucionários, claramente expostos nos últimos levantes populares.
Por isso o Protesto Popular, tem a honra de reder homenagens a esse que foi um grande dirigente revolucionário do nosso país e que esses últimos levantes com certeza tem um pouquinho de cada um que tombou nessa longa jornada e mostram que o povo esta prestes a cobrar essa pesada dívida.

Glória eterna aos mártires do povo!
Viva os cem anos de Pedro Pomar!
Pedro Pomar! Presente!

Nenhum comentário:

Postar um comentário