terça-feira, 3 de abril de 2012

Jornaleiros de São Paulo Levante-se!

 KASSAB, NOTIFICA JORNALEIROS COM AMEAÇA DE REMOÇÃO DAS BANCAS  

Cópia da capa da revista da Folha, que retrata a história dos jornaleiros na Sé
A gerência Kassab, vem desde o início de seu mandato, intensificando a repressão à todos que buscam trabalhar e conseguir uma forma de sobrevivência diante de todas as dificuldades. Na região da 25 de Março, intensificou a perseguição aos trabalhadores ambulantes, “legalizando” o bico da PM, pagando R$112,00 ao dia para cada soldado que cobrir a região em um período de 8 horas, para perseguirem os ambulantes. Recentemente, colocou a baixo, vários prédios históricos na região da Luz, em nome de acabar com a “cracolândia”, o que só aumentou o número de moradores em situação de rua, em áreas, onde apareciam em menor quantidade. Tentou e tenta de todas as formas impedir as apresentações de artistas de rua em pontos da cidade e agora vem tentando acabar com as tradicionais bancas de revistas, cujo as histórias, se confundem com a história de São Paulo. Nas edições 63 e 66 do AND, foi relatado a luta dos jornaleiros de São Paulo, para resistirem às remoções propostas pelo gerenciamento Kassab. De acordo com a Lei nº 10.072/1986 e o Decreto nº40.184/2000, as alegações da subprefeitura da Sé, é improcedente e os métodos utilizados, arbitrários, pois além de não resolver o que propõe resolver, já que os ditos “pontos cegos”, que favorecem os furtos e traz insegurança aos transeuntes, já foi desmascarado pelos jornaleiros, que realizaram uma pesquisa com os policiais, responsáveis direto pela Segurança.
Mais uma vez o gerente municipal de São Paulo, ameaça remover as bancas de Jornais do centro de São Paulo, na região da Sé e Praça Clóvis. Em um processo que segue em curso na justiça desde 05/07/07, sob o nº 2007-0.211.031-7. Os jornaleiros, alegam não terem sido notificados antes e que recentemente foi cassado o TPU e como consta em Lei, sem o TPU (Termos de Permissão de Uso), não é permitido o funcionamento.
Banca do Messias há 57 anos na Praça da Sé
Segundo o srº Vítor, que é filho de uma proprietária de uma das bancas mais conhecidas da Praça da Sé “Banca do Messias”, que funciona há 57 anos e tem um grande movimento de fregueses. Ele diz que em 72 dias, a prefeitura realizou “vistorias” e multou a banca por duas vezes e segundo ele, isso acarreta a exclusão do direito de funcionamento legal da banca, ao atingir três multas.
Vítor, relatou a história de sua banca afirmando que a mesma funciona a mais de 57 anos, só ele ficou 30 anos tomando conta da banca. Disse que a banca vem desde seu avô e que a história do centro de São Paulo, principalmente da Sé, não é verdadeira, sem o papel das bancas de jornais, acostumadas a exporem as manchetes de jornais e revistas, na qual o povo já se habituou. Ao contar a história, ele também afirma ser uma fonte de renda de sua mãe, que é amputada das duas pernas e que fora isso ele não têm como ajuda-la, pois passou mais de 30 anos trabalhando na banca e não se capacitou profissionalmente, afirmando ser o oficio que aprendeu e agora chega o Kassab, querendo coloca-lo entre os desempregados, dizendo ser um absurdo, pois a banca teve sua autorização em 1938 e o Kassab, quer fazer com nós, igual fez com os moradores da “Cracolândia”- área próximo a estação da Luz, onde eles derrubaram os prédios e não resolveram o problema, olha: -  aponta para os moradores de rua, que vieram da região. Afirmando que o sistema só beneficia que tem dinheiro e submete o povo à dificuldades.
Banca Central há mais de 54 anos na Praça da Sé
O srº Eriberto, também jornaleiro a mais de 19 anos, cuja banca já é conhecida de todos ha mais de 54 anos “Banca Central”, ele foi notificado pelo Agente Vistor Nilo Issamu Akamatsu, no dia 16/03/12, onde consta no alto da infração “ Remover o equipamento da via pública em razão da cassação do TPU (Termos de Permissão de Uso), publicado no dia 28/02/12 (Portaria do Diário Oficial do Município) assinada pelo subprefeito Nevoral Alves Bucheroni.” Ele relatou, que esta buscando apoio de todos que queiram ajudar, afirmando que 19 anos não é 19 dias, apelando para todos os políticos, que falam estar do lado do povo, afirmando ser trabalhador e não bandido - essas medidas só prejudica os jornaleiros, diz: "nessa banca é eu e mais 3 famílias que dependem dela, para sobrevivência e que será mais um desempregado, com um filho para criar". Suas afirmações é reforçada por uma funcionaria da banca, que já trabalha há mais de 5 anos, dizendo que:"Essa medida do Kassab, é injusta, vai é aumentar o número de desempregados na rua".
Ana Paula (Banca São  Jorge- Praça da Sé)
A srª Ana Paula, proprietária da banca São Jorge, com 55 anos de existência, herdada do seu pai que já é falecido, antes de iniciar, agradece o apoio do AND, por estar presente assim que solicitado, dizendo ter sido surpreendida pela rapidez de atender o chamado. Em seguida diz: “É um absurdo, querer tirar as bancas, pois pagamos Impostos e estamos estabelecidos há mais de 50 anos e sem dar direito de escolha. Já que querem tirar, por que não deixa o direito de escolha para onde ir, já que se remover a banca,  nos tira o direito do TPU (Termos de Permissão de Uso) e depois fica mais difícil lutar contra a prefeitura”. Ela relata, que “desde Novembro do ano passado, aconteceu de tudo e que a prefeitura tenta de todas as formas impedir que tenhamos direito de recurso na justiça e que a retirada das bancas na região da Sé, vem de muito tempo e agora eles estão fazendo de tudo para tirar as bancas”. Perguntada se ela teria alguns fatos, que retrate o apoio dos clientes da banca ela disse, que: “Não só eu, mas os jornaleiros, colhemos mais de 10 mil assinaturas de clientes, que também acham um absurdo a saída das bancas". Afirma também que: "eles tiraram retratos de bancas, que não condiz com as bancas notificadas”.
Os jornaleiros, estão sendo vítimas de mais um abuso de poder desse gerente de turno, que só favorece os grandes e reprime os pequenos, os jornaleiros, é parte integrante da luta de todos os que resistem aos desmandos dos gerentes municipais, estaduais e federal, para garantirem a sobrevivência. Conclamamos à todos, para apoiarem esses trabalhadores, que sobrevivem do seu trabalho e que faz parte da nossa história de luta. 
Cópia da Notificação da Banca Central e exemplar da
ediç
ão Nº53 do Jornal do Sindicato dos Jornaleiros - Março/2012

Nenhum comentário:

Postar um comentário