terça-feira, 26 de março de 2013

Resistência Popular

Após a utilização de um forte aparato militar, a Justiça suspende a Reintegração de posse no Jardim Iguatemi ZL de SP

Nesse dia 26 de março, pouco depois das 06 hs, iniciou as negociações com cerca de 800 famílias de uma área ocupada desde maio de 2012, situada no Jardim Iguatemi Zona Leste de São Paulo. Segundo informações a situação estava tensa, mas havia uma negociação em curso, quando às 09h45min horas, a tropa de choque iniciou o ataque às famílias, contando com o apoio da força Tática, Batalhão de Trânsito, da guarda civil metropolitana, helicóptero e um farto estoque de balas de borracha, bombas de gás e efeito moral, spray de pimenta e etc., as famílias se defenderam como pode e resistiram bravamente ao covarde ataque do aparato repressivo desse velho Estado burguês\latifundiário. As tropas de choque da PM fizeram o cerco da área e atacaram os moradores, sem respeitar mulheres, idosos e crianças.

Rede Record mostra ao Vivo, tentativa de desocupação de famílias no Jardim Iguatemi ZL - SP

Houve correria e várias pessoas ficaram feridas e passaram mal, com intoxicação devido aos gases de pimenta e lacrimogênio. Com pedras e paus, os moradores tentaram conter as tropas da PM e permanecer na área, durante todo o tempo houve confronto, mesmo quando parte das famílias tinham aceitado sair, a PM continuou atacando as demais, até que por volta das 13 horas chegou a ordem de suspensão da reintegração de posse, assinada pelo mesmo juiz que havia expedido a ordem: Jurandir de Abreu Júnior, da 4ª Vara Cível do Fórum Regional de Itaquera, o que foi comemorado com entusiasmo pelas famílias. Veja argumentação:

“Há poucos instantes, recebi comunicado do Juiz assessor da Presidência do Tribunal de Justiça, Dr. Guilherme de Macedo Soares, no sentido de que a Secretária da Justiça e da Defesa da Cidadania, Eloísa de Sousa Arruda, por ordem do Governador do Estado, pediu para que fosse paralisada a reintegração de posse, porque, em contato com o prefeito do município de São Paulo, Dr. Fernando Haddad, este último disse que assinaria, na tarde de hoje, decreto de desapropriação da área, aspecto que esvaziaria o conteúdo desta ação, pela perda de legitimidade ativa dos autores.”

Segundo tenta fazer crer os órgãos do monopólio da imprensa: A suspensão da reintegração de posse partiu do gerenciamento Alckmin, após saber das intensões do gerente Haddad em transformar a área de Interesse Social. A situação ainda continua tensa e a tropa da PM, continua na área até que a situação fique normalizada, conforme declaração do Major Luiz Miranda Junior.

Vídeo extraído do programa Balanço Geral da Rede Record de 26/03/2013 

O Protesto Popular conclama a todos os lutadores do nosso povo, a se solidarizarem com as famílias e lembrar a todos do ocorrido em são José dos Campos na desocupação de Pinheirinho em 22 de janeiro de 2012. Não queremos outro Pinheirinho, onde as famílias foram traídas pelos oportunistas, que acenaram para um possível acordo com a Justiça e vimos o que deu.

Agora surgiu nos últimos segundos, uma suposta saída para resolver a situação das cerca de 800 famílias que vivem na área do situada no Jardim Iguatemi. Alertamos para que as famílias mantenham-se organizadas e devem tomar decisões coletivas, nunca delegar aos outras as decisões.

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário