domingo, 21 de abril de 2013

Homenagem aos lutadores do povo

26 de Abril, Viva os 14 anos da Vila Bandeira Vermelha!
Este vídeo tem a finalidade de resgatar uma luta travada em Betim, Região Metropolitana de Belo Horizonte, Minas Gerais, onde 200 famílias de sem-teto organizados pelo LPM - Luta Popular pela Moradia e o MCL - Movimento das Comissões de Lutas, ambos sem nenhuma ilusão com o podre e nefasto jogo eleitoreiro. Eles tomaram uma área no bairro Bandeirinhas, entraram no terreno às 00h05m do dia 15 de Março de 1999 e desde então passaram a exercerem o PODER naquele pedaço de chão.

Em nenhum dos mais de 30 ofícios protocolados na prefeitura, obtiveram uma resposta do prefeito Jésus de Mário Lima (PT), apenas os covardes ataques dos monopólios da imprensa, que a todos os momentos noticiavam, que naquele pedaço de chão estavam pessoas tentando atrair o prefeito para uma armadilha e executa-lo. Prova maior disso foi a orquestração do covarde ataque, tramado em um hotel cinco estrelas o Ouro Minas, em um flat que custou R$48 mil dos cofres públicos, que o a camarilha do PT/Pecedobê e outros lacaios pagaram para realizarem reunião com o comando do BME – Batalhão de Missões Especiais da PMMG.

Um dia antes do ataque (25/04), muitos relataram que o major Lucas, responsável pela operação, andou visitando as igrejas evangélicas, pedindo para os fiéis orarem por ele e sua tropa, que os mesmos teriam uma difícil missão pela frente: EXPUSAR O DEMÔNIO DE BETIM. Assim ele se referia a ação que covardemente comandou no alvorecer do dia 26 de Abril de 1999. Mas com bastante garra e determinação, essas famílias opôs uma feroz resistência e mesmo perdendo dois valorosos companheiros, impuseram uma grande derrota a um aparato de 600 policiais, dois tratores, helicóptero e um forte armamento das tropas, com metralhadoras, escopetas, bombas e etc.. Por isso o dia 26 de Abril ficou marcado em Betim e em boa parte do país, pois aqueles que lutam realmente pela libertação do nosso povo viram naquela luta, um grande exemplo de que o povo pode tudo.
Viva a Heroica Resistencia dos sem – casas de Betim!
Honra e glória aos heróis do povo!  
Companheiro Elder!Presente!                                       
 Companheiro Erionídes! Presente!
  No próximo dia 26 de Abril, completar-se-a 14 anos de uma batalha que ainda não terminou:

Montagem feita com as imagens de Elder e Erionídes, a foto das casas prontas e as famílias no dia do combate erguendo o sangue  derramados dos companheiros, durante o periodo de enfrentamento que durou das cerca de 12 horas


Quando balas calam lutadores,
A Poesia Arma-se e fala por eles
(Reflexões Sobre um Governo Popular)

"A terra dada não se abre a boca"
(João Cabral de Mello Neto)

Deitados eternamente
Em berço esplendido
A salvos do sol, da chuva
Os agora, com - tetos de Betim

Encontram-se, em fim
O sonho almejado
Não é nada nobre,
Pois gente pobre
Tem sonho pequeno:

Madeira Simples, terra boa,
Sete palmos a medida

As autoridades nada sabem
Nem o prefeito, nem a polícia

Mas brota uma semente
Regada com lágrimas
Dos amigos
e parentes

Carone 

Fez esse poema em homenagem aos dois sem – teto de Betim MG, que foram  vítimas da brutalidade desse velho Estado, sob a batuta da dita Frente Popular de Betim (PT, Pecedobê entre outros)

São Paulo, 20 de Abril de 2013
Foto das casas entregues às famílias em Dezembro de 2001, depois de muita luta e organização

Nenhum comentário:

Postar um comentário