segunda-feira, 1 de julho de 2013

Sócrates e a Copa no Brasil



Vídeo feito com a entrevista do Dr. 

Sócrates e a carta de um brasileiro

Estamos colocando esse vídeo, para buscar responder um pouco do que anda acontecendo, pois a figura do Dr. Sócrates é conhecida no mundo da bola e por mais que tentem apaga-la, não conseguirão, pois ele não foi um craque apenas dentro das quatro linhas, também o foi fora delas.
O povo esta tomando às ruas de todo o país em protestos, denunciando a falta de investimentos em Saúde, Educação, Saneamento Básico e etc., enfrentou com bravura e de forma decisiva toda a repressão na frente dos estádios que sediaram a Copa das Confederações, chegando a protagonizar uma verdadeira guerra popular contra os poderosos e a submissão dos gerentes de turno à FIFA.Colocou na ordem do dia a discussão desse corrupto jogo político e aponta novos horizontes.
Também publicamos uma carta que recebemos que se intitula “Carta de um brasileiro”, que de forma concisa expõe uma crítica contundente a esse espírito “patriótico”, que a grande mídia tenta impor ao povo e ao mesmo tempo tenta dirigir os sentimentos de cada um, ditando “o que é certo e o que é errado”, por isso vejam esse vídeo e leiam essa carta e se concordarem divulgue.





CARTA DE UM BRASILEIRO
        O “sou brasileiro com muito orgulho” entoa pelos quatro cantos do país. Sim, eu também me orgulho de ser brasileiro, de ser parte dessa sofrida nação que não baixa a cabeça, em que pese os capitães do mato[Nota de rodapé] do passado. Em que pese à polícia historicamente truculenta que temos (especialmente a paulista de nossos dias), acostumada a barbarizar o brasileiro pobre.  
Sim, sou brasileiro com muito orgulho, porque sou parte de uma história que se faz por ruas e praças tomadas por tantos brasileiros de carne e osso, dor e alegria, como eu e você, brasileiro que não foge à luta, pois agora sabe que por detrás de toda farda há um homem com medo da fúria popular, pois bombas, cassetetes e prisões já não os podem assustar. Brasileiro, moleque travesso, capaz de extrair poesia das pedras e estilhaçar vidraças de insônias patronais. Por isso é que eu digo, há brasileiros e brasileiros...  
Por exemplo, sob a mesma bandeira verde e amarela, há o brasileiro que sofre nas filas do SUS, e há o brasileiro, dono de convênio médico, a ganhar horrores com sua medicina privada. Há brasileiros e brasileiros e, sob a mesma bandeira, o filho do brasileiro endinheirado cursa universidade pública, mantida com impostos que todos pagam, enquanto o filho do brasileiro pobre, vítima de uma educação sem qualidade, é barrado pelo vestibular e acaba tendo de pagar uma universidade particular sem infraestrutura. Há brasileiros e brasileiros e, enquanto a maioria trabalha em Ordem, o Progresso do brasileiro banqueiro se faz notar. Por isso é que eu digo meu amigo, há brasileiros e brasileiros... 
Desses brasileiros, uns pagam transporte público caro, e vão e voltam do trabalho feito sardinhas em lata. Enquanto outros (donos das empresas desses transportes), com seus helicópteros, desconhecem os congestionamentos das grandes cidades. Cidades cada dia mais abarrotadas de gente brasileira, como eu e você. Em contrapartida, o campo torna-se um espaço fantasma, pois o agronegócio (de fazendeiros e empresários rurais, com pistoleiros e apoio de homens fardados), rouba terras, mata ou expulsa o brasileiro pobre do campo e floresta para tais cidades. Por isso, inchadas de tanta gente, as cidades só diminuirão a violência se houver uma política agrária de acesso a terra para todo aquele que queira nela plantar e colher.  
Sim, sou brasileiro, com muito orgulho. E me orgulho porque trago as glórias do passado fervendo nas veias de meu sangue índio, negro e caboclo. Por isso não posso esquecer os tantos brasileiros que ecoaram o grito por liberdade nessa pátria mãe gentil. Salve Zumbi[Nota de rodapé], Frei Caneca[Nota de rodapé] e Antônio Conselheiro[Nota de rodapé]! Eles, bem antes do Hino Nacional, colocaram a exigência de que o filho da pátria jamais poderia ficar deitado eternamente em berço esplêndido da miséria. Portanto, enquanto houver quem clame por justiça a chama da indignação continuará a riscar o céu de anil dessa pátria amada Brasil 


Junho de 2013
Assina: Um Brasileiro (nonada@outlook.com)

                                      
1 Encarregado de capturar os escravos foragidos no Brasil escravocrata. 2 Símbolo maior da rebeldia negra no Brasil colonialista do século XVII. Morto em 20 de novembro de 1695. 3“escritor de papéis incendiários”. Frei Caneca, português de origem, pernambucano por opção, foi um religioso e líder político contrário aos desmandos no Brasil imperial do século XIX. Fuzilado por seus algozes em 13 de janeiro de 1825. 4 Líder maior de Canudos, comunidade sertaneja livre da opressão do Estado republicano brasileiro. Morto em 22 de setembro de 1897.

Nenhum comentário:

Postar um comentário