“Texto extraído do site da Liga Operaria, que retransmite a nota da FRDDP- Frente Revolucionária de Defesa dos Direitos do Povo de BH, onde relata o ocorrido no Aglomerado da Serra uma das maiores favelas de BH, que sofre cotidianamente com as incursões da Policia em nome de “manter a paz e a ordem”, assim promoverem brutais assassinatos de gente do povo, ceifando a vida de inúmeros jovens e pais de famílias, depois tentando incrimina-los, com o apoio desse venal e lacaio monopólio de comunicação.”
 
Retransmitimos nota da Frente Revolucionária de Defesa dos Direitos do Povo

Aglomerado da Serra
Os covardes e frios assassinatos do jovem Jeferson Coelho da Silva de 17 anos, e seu tio Renilson Veriano da Silva de 39, não são fatos isolados, como o monopólio de imprensa e as “autoridades” insistem em dizer.
A ira da população do Aglomerado da Serra, principalmente de sua juventude, que fez arder em chamas ônibus e despejou a chuva de pedras sobre a repressão armada até os dentes, falou mais alto e desbaratou por completo toda a patifaria montada pelo comando da PM para fazer o de praxe, transformar honrados cidadãos em bandidos, contando com o indecente respaldado de uma imprensa mentirosa, sensacionalista e venal! Quebraram a cara! Vergonhosamente o comando da PM e a imprensa se viram desmascarados e tiveram que mudar o tom. Agora desatam a avalanche de noticiários para limpar a cara da PM, martelando à exaustão a cantilena do fato isolado, de coisa de maus policiais, blá, blá, blá. Porém escondendo as mãos sujas, porque pilhados em fragrante delito vão jogar os executores pras cobras e salvar os mandantes. Vejam bem, um dos policiais executores dos covardes crimes extranhamente amanheceu morto e soltam outro velho conto do suicídio!


Violência é a prática policial ensinada nos quartéis em todo o país

A repressão e crimes contra os pobres é a prática constante de toda a polícia, que invade as vilas e favelas com fuzis, caveirões, etc., assim como o envolvimento da mesma com tráfico de drogas, esquemas de milícia, recebimento de propinas e formação de quadrilhas. A polícia é podre por inteiro e é esse tipo de instrumento que melhor serve a esse apodrecido e corrupto Estado de grandes burgueses e latifundiários. Esse papo de limpeza na corporação, de eliminar os maus policiais, é a velha conversa de sempre e na verdade é o artifício utilizado para mascarar a podridão da corporação e depois tornar a intensificar a repressão policial nos morros, vilas e periferias. Essa prática é para justificar a política de vigilância e controle, de exploração e opressão contra os pobres.
No Estado policial em que foi se convertendo o Brasil, as campanhas de histeria sobre violência, a instigação pela imprensa monopolizada por mais aparelhamento policial, mais armamento e incursões nos bairros pobres, vilas e favelas é a resposta destes governos medíocres, reacionários e genocidas. Só no Rio de Janeiro, nos últimos dez anos, as polícias executaram mais de 11 mil pessoas. Abramos nossos olhos cidadãos! O treinamento das polícias e assim é a da PM é para estigmatizar as vilas da periferia e as favelas como antros do crime e seus moradores bandidos e traficantes até que provem o contrário. Esta é a verdade! Esta de PM bonzinho, respeitador das pessoas simples do povo é história da carochinha, só ingênuos e puxa-sacos de ricos engolem.
A sociedade brasileira não está apenas doente e acometida de enfermidade grave, ela é uma sociedade em decomposição. Onde encaixa toda essa propaganda de que o Brasil está progredindo, que a vida está melhorando, de que tanto fala os governos? Onde? Como pode uma sociedade, particularmente o povo está melhorando de vida e a delinquência e corrupçãao ser mais assustadora como nunca na história deste país? Ao contrário da propaganda dos governos, tudo não passa de bugingangas enfiadas goela abaixo do povo com seus créditos consignados e endividadores dos pobres. Na verdade as classes dominantes, os ricaços, cada dia tem mais medo dos pobres e seu Estado com seus gerentes de turno dá a resposta aumentando todo o  dia o aparato policial repressivo. É mais polícia, mais repressão, mais vigilância e controle, mais violência policial contra o povo pobre. Por isto mesmo que desgraças como estas que se abatem somente sobre os pobres não é de forma alguma caso isolado ou coisa de maus policiais. Os maus policiais são maus porque são membros de uma corporação, treinados por ela para reprimir os pobres. Pergunte a qualquer jovem brasileiro, de qualquer cidade, o é mais aterrador para eles quando nas ruas à noite: o anúncio de um assalto ou a abordagem policial? Não podem distinguir, tudo é um só terror!
Recentemente o Rio de Janeiro foi palco de ações policiais, na verdade operações de guerra com tropas das forças armadas (exército e marinha), ditas para ‘combater o tráfico de drogas’, mas que na verdade nada mais são do que a aplicação de tática de ocupação, vigilância e repressão nas favelas. Foram utilizadas exatamente as tropas treinadas no Haiti, onde grande parte da população vive na miséria, ao relento, exposta a fome e a doenças e sob a opressão das forças de ocupação do exercito brasileiro, do Estados Unidos e de vários outros países.
Nos morros falta tudo! Faltam professores nas escolas, as creches estão caindo aos pedaços (quando tem), não tem saneamento básico, coleta de lixo e transporte público decentes. Os jovens sofrem com a falta de opções de estudo e de trabalho e, além disso, ainda tem a polícia para perseguir e criminalizar o povo pobre. Esses assassinatos foram o estopim da revolta contra as diversas atrocidades cometidas pela polícia. Eles diariamente revistam com truculência os trabalhadores do morro, invadem as casas, ameaçam de todas as formas, roubam, desrespeitam as mulheres e levam a cabo a mais torpe e fascista intervenção nas vilas. O povo não quer isso não! O povo quer moradia digna, trabalho, salário, alimentação e ensino de qualidade e não essa farra de propagandas mentirosas e indecentes feitas pelos governos municipal, estadual e federal.

Fato isolado ou caso que confirma a prática?

Vejam bem, basta levantar o tapete imundo dessas polícias para ver sua realidade de crimes hediondos contra o povo. Denúncias recentes envolvendo policiais escancaram a falência e as práticas criminosas do aparato repressivo. Com o assassinato de Eliza Samúdio pelo ex-goleiro Bruno e seus comparsas, ficou revelado o envolvimento do ex-policial civil Marcos Aparecido dos Santos, o Bola, em um esquema de treinamento de policiais civis do Grupo de Resposta Especial (GRE) e GATE (grupo especial da PM) nas práticas de torturas e extermínio de pessoas, onde corpos são cortados, picados e enterrados clandestinamente. Aventa-se a existência de um cemitério clandestino com dezenas de corpos. Onde estariam tantas pessoas desaparecidas, somente na região da grande BH, e incrivelmente nunca encontradas pelas autoridades policiais?
Outro caso foi o esquema de extorsão e desvio de dinheiro envolvendo policiais no caso em que os empresários Rayder Rodrigues e Fabiano Ferreira Moura foram mortos e decapitados em um apartamento no bairro Sion. O garçom norte-americano Adrian Gabriel Grigorcea, evolvido no caso, abriu o jogo e escancarou o envolvimento de policias militares, inclusive de alta patente, em um negócio de desvio de verbas e extorsão. O nome do comandante do 22º batalhão da PM foi incluído como cabeça do esquema de extorsão, no entanto cadê o jornalismo investigativo dessa imprensa venal? Como sempre, quando a coisa fede e aparece a mão monstruosa do aparelho repressivo do Estado ou de “gente importante” tudo é abafado pela imprensa e acobertado pelas autoridades.
São inúmeros casos de assassinatos perpetrados pela PM. No mês de fevereiro de 2010, o mecânico Vitor Leandro dos Reis Sousa, de 24 anos sofreu uma abordagem policial no bairro Cachoeirinha e foi espancado até a morte. E a  violenta operação policial de despejo da Vila Bandeira Vermelha causou as mortes dos trabalhadores sem-casa Elder de Souza e Erionides dos Santos e ferimentos em mulheres e crianças, mas  o inquérito foi engavetado e não foi concluído. Outros crimes da policia que foram encobertos e estão impunes são a repressão e morte do operário Orocilio Martins Gonçalves durante a greve da construção em 1979, o massacre de Ipatinga, com o fuzilamento de dezenas de operários que trabalhavam na construção da Usiminas e inúmeros outros crimes.
A Frente Revolucionária de Defesa dos Direitos do Povo se solidariza com a família e amigos de Jeferson, Renilson e com os moradores do Aglomerado! É justa a revolta contra a prática bandidesca da polícia e do Estado burguês. Não devemos aceitar viver sob a mira dos fuzis do Estado. O governo tampão de Dilma-FMI promete  aprofundar a criminalização da pobreza autorizando a policia a reprimir e matar pobres; arrocha os salários dos trabalhadores e dos aposentados, enquanto dá todas mordomias para os políticos; favorece a exploração dos trabalhadores e o saque do pais pelos grandes grupos econômicos. Mas a revolta cresce e o povo se organiza para colocar um fim a tanta brutalidade e opressão!

Rebelar-se é justo!
Viva a revolta do povo do Aglomerado da Serra!
Abaixo a brutalidade e a violência policial!
Abaixo o Estado podre, corrupto e genocida!
Só de forma organizado e independente o povo pode vencer seus opressores!
FRDDP-Frente Revolucionária de Defesa dos Direitos do Povo