terça-feira, 18 de dezembro de 2012

Calamidade


Acidentes em trens de São Paulo:
É descaso com a população! 

Nessa terça-feira 18 de Dezembro de 2012, por volta das 05:h30. Uma composição da CPTM, que deslocava no sentido Jundiaí, bateu em outro trem que se encontrava parado na estação de Francisco Morato Região Metropolitana de São Paulo. De acordo com informações, houve cerca de 30 feridos, mas esse número pode ser maior. Segundo a assessoria de imprensa da CPTM, as circulações dos trens se normalizaram por volta das 11 horas na linha – 7 Rubi. São mais de cem ocorrências no sistema da CPTM, só este ano houve três colisões, sendo 29 ocorrências graves. Mesmo tentando afirmar que estão “melhorando o sistema” a CPTM, não consegue esconder que o sistema de sinalização é ultrapassado e deve ser substituído, para aprimorar as manobras e reduzir o risco de acidente.
A população de São Paulo e Região Metropolitana vêm sofrendo com o descaso e falta de compromisso dos governos, que entra ano e sai ano, nada fazem para melhorar a situação. Os trens operam em um sistema atrasado, além de sofrerem com o sucateamento e falta de mão de obras qualificada, já que a CPTM não abre novas vagas. No acidente de hoje, a CPTM disse que o maquinista sofreu mal súbito, desde já nos solidarizamos ao companheiro, que com certeza têm uma responsabilidade tremenda nas mãos e por isso causa um desgaste tremendo em quem opera uma máquina em manobras arriscadas nesse sistema sucateado e com uma sinalização deficitária.
Diante desse acidente que vitimou cerca de 30 usuários – embora que sem uma maior gravidade, a tensão dos passageiros que dependem do sistema, fica tensa e a cada dia cresce a insegurança. Exigimos dos órgãos públicos, que apurem as verdadeiras causas desses acidentes, pois sempre tentam descarregar a culpa em falha humana para tentar safar da responsabilidade. As autoridades fazem propagandas inclusive testes com as composições mais modernas, que servirão de acesso ao Estádio do Corinthians em Itaquera, mas esquecem de que a população não vive de Copa e de que esse sofrimento vem de muitos anos. Agora em véspera de Copa do mundo, anunciam que irão investir pesado na construção da malha ferroviária: “O aumento na rede do Metrô e da CPTM até 2014 vai aumentar significativamente a amplitude dos serviços - com 402,8 km de transporte público sobre trilhos, sendo 74,3 Km do Metrô e 260,7 Km da CPTM. Ao final de 2014, São Paulo chegará a 402,7 quilômetros, 101,3 do Metrô e 301,4 de CPTM”. (http://www.saopaulo.sp.gov.br/acoesdegoverno/transportes-metropolitanos/#apresentacao)
  Ou seja, São Paulo "vai construir" mais 67 km de ferrovias, segundo o Site http://www.saopaulo.sp.gov.br/ e os gerentes do estado de São Paulo, Alckmin – Kassab, afirmam em comerciais e entrevistas que o povo paulistano terá todas as melhorias até a Copa de 2014. No caso dos trens e metrô, serão construído em 1 ano, 67 km (isso em projetos), o que para nós, vêm uma dúvida: Por quê não ter feito isso antes, já que só a linha verde que têm apenas 14,7 km, levou 21 anos para ser construída? Pelo jeito, mais uma vez esses canalhas pensam que o povo é bobo e que no palanque tudo é válido. Por isso, vêm aumentando o repúdio às eleições, onde os candidatos e o monopólio de imprensa, não conseguem responder tal acréscimo em abstenções e nos votos nulos.
Nós do Protesto Popular, chamamos a população a aumentar o seu repúdio e a se organizar de forma independente desses movimentos que só visam galgar espaço, para em épocas de eleições se apresentarem como salvadores da pátria. O perigo de andar nos trens e metrô devido o sucateamento e o descaso, só terá melhoria se o povo colocar pra quebrar contra esses gerenciamentos municipais e estaduais, seja de qual partido eleitoreiro for, pois é comum aqueles que estão fora do “poder”, acusarem apenas os que estão gerenciando por determinados períodos. Isso é próprio do oportunismo eleitoreiro e que só serve para iludir e enganar o povo.
Conclamamos todos os moradores, principalmente das periferias mais distantes, que se organizem e se levantem em luta contra esses enganadores, pois só com luta e determinação é que vamos por fim a tudo isso e começarmos a exercer o Poder Popular, não de palavras, mas de fato! E Construir uma nova e Verdadeira Democracia, não esse arremedo dominado pela burguesia.

Viva o Poder Popular!
Abaixo o sucateamento do transporte público!

Nenhum comentário:

Postar um comentário